Frete Grátis para compras acima de ¥10.000

Curiosidades sobre os jogos olímpicos que irão te surpreender

julho 24, 2021

Curiosidades sobre os jogos olímpicos que irão te surpreender

Que a Copa do mundo paralisa as nações como um todo, já sabemos, mas as Olimpíadas também não ficam para trás, muito pelo contrário! Pela variedade de modalidades esportivas, os jogos olímpicos têm conquistado fãs que acompanham as seletivas com tanto vigor quanto as finais da Copa. Ginástica artística, judô, nado artístico, tênis de mesa e um tanto de variedades mais, há de tudo um pouco e para todos, tornando este evento único um marco na história sempre que ocorre.

Em comemoração ao início da Olimpíada no Japão, separamos algumas curiosidades que certamente o surpreenderão! Continue a leitura e confira agora mesmo os fatos e veja quais deles você já tinha conhecimento!

  • A tradição de morder as medalhas

Quem assistiu ao menos uma entrega de medalhas já viu algum vencedor mordendo a mesma ao subir no pódio. Você sabia que existe um porquê disso? Pois isso remete aos tempos antigos, quando os mercadores mordiam as moedas com o intuito de verificar se eram de fato preciosas ou não. A falsificada deixaria mascas, enquanto a verdadeira, de ouro puro, não. Ainda que as medalhas sejam feitas de prata em sua maioria e somente banhadas a ouro, a tradição continua a ser propagada. 

  • Qual o significado dos anéis olímpicos?

Já reparou que o emblema contém 5 círculos? Pois então, eles representam os continentes do globo, e as cores não foram selecionadas aleatoriamente; ao menos uma delas aparece em todas as bandeiras dos países competidores ao redor do mundo.

  • Crianças e amadores podiam competir

Não somente jovens mas crianças podiam competir nos jogos olímpicos até a Olimpíada de 1997, quando o comitê olímpico internacional estabeleceu a regra de que somente aqueles maiores de 16 anos estavam aptos para participar dos jogos. O competidor mais jovem do qual se tem registro foi Dimitrios Loundras, o qual participou da Olimpíada de 1896.

  • A primeira Paraolimpíada

Com a finalidade de oferecer uma oportunidade aos veteranos de guerra a participarem dos jogos olímpicos e de proporcionar a reabilitação dos mesmos, criou-se a Paraolimpíada. O primeiro jogo paraolímpico ocorreu em Roma, no ano de 1960. Atualmente, as Paraolimpíadas oferecem uma chance às pessoas com diferentes tipos de desabilidades a competirem nos jogos.

  • Idiomas utilizados durante os jogos

Os idiomas oficiais das Olimpíadas são inglês e francês. Além disso, acrescenta-se o idioma do país a receber os jogos olímpicos. Ou seja, este é o momento ideal para praticar os seus dotes linguísticos!

  • O senso de coletividade dos japonês se fazendo presente

Durante os jogos olímpicos de 1936, dois japoneses praticantes do salto com vara empataram em segundo lugar. Em vez de competirem novamente para redefinir o placar, ambos cortaram as medalhas bronze e prata ao meio e mesclaram as partes, dessa maneira, tanto um quanto o outro ficaram com medalhas parte prata e parte bronze.

 

E aí, qual dessas curiosidades você já conhecia? Se surpreendeu com alguma delas?

Até a próxima! 





Ver artigo completo

Curiosidades da turminha mais amada do Brasil
Curiosidades da turminha mais amada do Brasil

maio 25, 2021

Sucesso nacional, a Turma da Mônica fez — e continua fazendo — parte da infância de muitos, através de filmes, séries na televisão e claro, os lendários gibis, os quais fizeram parte da alfabetização e da hora de lazer da criançada.

Ver artigo completo

Golden Week — A tão esperada semana dourada
Golden Week — A tão esperada semana dourada

abril 29, 2021

Dentre os feriados japoneses, tem-se a junção de quatro datas  comemorativas que ocorrem de forma consecutiva, iniciando-se no mês de Abril (dia 29) e tendo o seu término em Maio (dia 05). 

Ver artigo completo

Páscoa: Celebração e Simbologia
Páscoa: Celebração e Simbologia

março 26, 2021

Nesta data festiva de muita comemoração e alegria, famílias de cultura ocidental celebram a ressureição de Cristo  com uma bela e farta ceia e claro, os famosos ovos de páscoa recheados de chocolate. E quem nunca procurou pelos famigerados ovinhos nos cômodos da casa enquanto criança? 

Ver artigo completo